Sobre o Curso

Curso de Formação Profissional em Massoterapia

Este projeto apresenta o Plano do Curso de Formação Profissional de Massoterapia na modalidade de formação profissional para atender aos anseios da sociedade, e permitir melhores condições de acesso ao trabalho e à geração de emprego e renda, para tornar o potencial trabalhador apto a executar habilidades práticas específicas, ou qualificar o trabalhador que já atua na área e/ou que desenvolveu habilidades para o exercício profissional de maneira empírica, a partir de experiência própria.
A busca pela qualificação e atualização profissional, enfatiza a necessidade de ampliar a oferta de vagas na educação profissionalizante para suprir a carência evidenciada no mundo do trabalho. Dentro desta perspectiva, toda iniciativa no sentido do aprimoramento profissional deve ser ressaltada e aprimorada. Possibilitando aos profissionais que já possuem formação na área da saúde em conhecer e desenvolver novas habilidades profissionais, qualificando-os a atuarem neste seguimento com os recursos das terapias manuais, em especial com as técnicas de massoterapia.
A massoterapia consiste no tratamento através de massagens manuais, que podem ser aplicadas no corpo todo ou em áreas específicas. É um recurso terapêutico que emprega as técnicas de manipulação corporal (massagens) com finalidade terapêutica de recuperação e reabilitação, alívio das tensões musculares (relaxante) e do estresse, além de promover o equilíbrio geral do organismo. Auxilia na melhora da flexibilidade e da circulação sanguínea, auxiliando assim na conquista do bem-estar e qualidade de vida.
A massoterapia não é uma massagem simples ou comum, mas sim realizada por um profissional qualificado, o massoterapeuta, que diagnostica os problemas que serão tratados através de um conjunto de técnicas especializadas, de acordo com as necessidades de seus clientes.

Baseado nisto, o CEPSC - Centro de Educação Profissional São Carlos, a partir do segundo semestre de 1997, passou a oferecer o Curso de Formação Profissional em Massoterapia, de acordo com a legislação da Educação Profissional. Desta forma, apresentamos aqui, em linhas gerais, a proposta do curso de Formação Profissional em Massoterapia.

 

Data de Início: 12/10/19

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Requisitos

  • Investimento

    Curso Diurno - Final de Semana:  O investimento total no curso é de R$6.600,00, que podem ser parcelados em até 20 x de R$ 330,00 sem juros no boleto
    - Sendo que, a primeira parcela deve ser paga no ato da inscrição.
    - Não cobramos taxa extra de inscrição, somente as mensalidades.
    - Material didático (totalmente digital) e prático incluso no valor.
    Entende-se por material prático, cremes, algodão, alcool, e demais produtos utilizados em sala durante as aulas práticas.
     
  • DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

    Necessário cópia dos seguintes documentos:

    • Histórico Escolar ou Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, certificado de cursos na área da saúde.
    • Certidão de Casamento - (somente para mulheres caso tenha alteração em sobrenome)
    • Carteira de Identidade (RG)
    • CPF
    • Comprovante de residência - Conta de água, luz ou telefone.
    • 2 fotos 3x4 recentes
    • Carteira de vacinação
    1. As inscrições encerrar-se-ão quando completados o número máximo de vagas;
    2. O CEPSC se reserva o direito de alterar, transferir, adiar ou cancelar o Curso, caso não seja alcançado o número mínimo de alunos;
    3. O valor da matrícula só será devolvido, no caso de NÃO realização do curso;
    4. A devolução do dinheiro, quando concedida, terá um prazo mínimo de 15 (quinze) dias úteis para sua efetiva realização;
    5. NÃO serão aceitas desistência há menos de 15 dias do início do curso, ficando o aluno com crédito para outro evento;
    6. O aluno inscrito, deve telefonar 4 dias antes do início do curso, para confirmar a realização do mesmo;
    7. NÃO é de responsabilidade do CEPSC, o ressarcimento de qualquer ônus (exemplo: compra de bilhete aéreo ou qualquer tipo de despesa de deslocamento, "no show" em Hotéis ou assemelhados), feito pelo aluno, decorrente dos ítens imediatamente anteriores.   
    8. Se o aluno não entregar o contrato assinado em até 24 horas após a entrega do mesmo, não será considerado matrículado.
  • CARGA HORÁRIA

    Curso Diurno (Final de Semana):

    • Com 18 meses de duração, sendo um final de semana ao mês, sábado e domingo o dia todo.
    • Horário: das 08h30min as 12h00min e das 13h30min as 17h00min.
    • Carga horária total: 390 horas (com módulos extracurriculares inclusos).
  • DISCIPLINAS

    1. Fisiologia humana: Células, tecidos, sistema circulatório sanguíneo e linfático, digestório, respiratório, endócrino, etc.
    2. Anatomia humana: Ossos, articulações, ligamentos, músculos,  sistema nervoso central e periférico, etc.
    3. Introdução às técnicas Massoterápicas (Massagem Manual). Abordagem de todas as técnicas que serão utilizadas no decorrer do curso;
    4. Massagem terapêutica relaxante. Métodos de massagem que estimulam diretamente os mecanismos reflexos das funções somáticas. Com frequência, o SNA e o sistema endócrino são influenciados por ação reflexa secundária, em resposta as mudanças homeostáticas causadas por estimulação somática durante a massagem. O resultado específico depende da comunicação precisa com o receptor sensório somático;
    5. Massagem terapêutica estimulante;
    6. Técnica de Drenagem linfática facial, fisiopatologias e as técnicas de DLM segundo Leduc e Vodder;
    7. Técnica de Drenagem linfática corporal, fisiopatologias e as técnicas de DLM segundo Leduc e Vodder;
    8. Técnicas massoterápicas com ênfase em modeladora;
    9. Técnicas de massagem estética corporal (Massagem Modeladora).
    10. Testes ortopédicos, neurológicos e funções musculares;
    11. Técnicas de massagem de reabilitação física: cabeça, face e pescoço. Procedimentos para tratamento de cefaleias, torcicolos, disfunção da articulação temporomandibular (ATM), etc.
    12. Ombro e tórax. Procedimentos para tratamento de fibromialgias, tendinites do bíceps, do supraespinhoso, bursite subacromial e subdeltoidiana, capsulite adesiva do ombro, entre outros protocolos de tratamentos.
    13. Membros superiores, coluna torácica, lombar e abdome: síndrome do túnel do carpo (STC), síndrome do desfiladeiro torácico (SDT), tenossinovites ocupacionais, epicondilite lateral (tennis elbow), epicondilite medial, toracoalgias, lombalgias, sacralgias, espasmos musculares, etc.
    14. Membros inferiores e pelve: tratamentos relacionados à bursite troncantérica, bursite isquiática, neurite, síndrome do piriforme (ciatalgia), tendinite poplítea, fasceíte plantar, entorse de tornozelo, entre ouros protocolos.
    15. Quick Massage (Massagem Laboral);
    16. Técnicas de massagem com bambu e massagem geotermal (pedras quentes e frias);
    17. Técnicas de massagem desportiva, crioterapia e termoterapia.
  • OBJETIVOS

    Objetivo Geral
    Formar profissionais qualificados como Massoterapeutas que tenham capacidade para contribuir nas demandas produtivas e relações sociais da comunidade, intervindo nas áreas de sua capacitação.
    Objetivos Específicos
    • Fornecer uma educação que assegure condições de laborabilidade com os conhecimentos necessários;
    • Oferecer oportunidades educacionais promovendo a elevação da qualificação profissional do cidadão que não possui uma Formação Profissional.
    • Formar profissionais capazes de realizar atividades massoterápicas, de forma preventiva e curativa, visando preservar a qualidade de vida, identificar e tratar distúrbios musculoesqueléticos dentro das suas habilidades e conhecimentos que serão desenvolvidos no decorrer da formação.

     

  • CAMPO ATUAÇÃO

    Na atualidade, é crescente a procura dos serviços de massoterapia, sobretudo em virtude da sua eficácia no tratamento de: dores crônicas, LER ou DORT, gordura localizada, celulite, distúrbios relacionados ao estresse cotidiano, depressão e etc. O mercado de trabalho do massoterapeuta, portanto, está cada vez mais amplo. O curso possibilita ao aluno trabalhar na profissão de Massoterapeuta em diferentes tipos de estabelecimentos públicos ou privados, como profissional autônomo em: Clínicas, Spas, Academias de Ginástica, Salões de Beleza, Casas de Repouso, Clubes Esportivos e Centros de Reabilitação Física, Empresas, navios (cruzeiros).

     

  • PÚBLICO ALVO

    Este curso é direcionado aos profissionais e estudantes da área da saúde, ou aqueles interessados em ampliar seus conhecimentos e ingressar neste amplo mercado. As pessoas interessadas na melhora da qualidade de vida, crescimento pessoal e profissional.

  • MÓDULOS

    1º - Fisiologia Humana;
    2º - Anatomia Humana;
    3º - Patologias (doenças e síndromes);
    4 º - Introdução às Técnicas de Massoterapia;
    5º - Terapêutica I (Anti-stress - Relaxante);
    6º - Terapêutica II (Revigorante – Estimulante);
    7º - DLM – Facial (Pré e Pós cirúrgica);
    8º - DLM – Corporal (Pré e Pós cirúrgica);
    9° - Estética Corporal I (Técnicas Massoterápicas Modeladora);
    10° - Estética Corporal II (Recursos especiais e complementares nos tratamentos estético corporal);
    11º - Testes Musculares, Articulares (ortopédicos) e Neurológicos;
    12º - Massoterapia de Reabilitação (Cabeça, Face e Pescoço);
    13º - Massoterapia de Reabilitação (Ombro e Tórax);
    14º - Massoterapia de Reabilitação (MMSS e coluna);
    15º - Massoterapia de Reabilitação (MMII e Pelve);
    16º - Quick Massage (Massagem Laboral);
    17º - Bamboo e Pedras;
    18º - Massoterapia Desportiva, Crio e Termoterapia.
    Módulos extracurriculares:
    1) Estudo dirigido de higiene pessoal e do local de trabalho;
    2) Ética profissional e relações humanas;
    3) Estudo dirigido sobre a psicologia aplicada ao trabalho.
  • CERTIFICAÇÃO

    O curso de Massoterapia atende às exigências da região, onde a Educação Profissional, além de se manter articulada com o ensino regular, deverá proporcionar diferentes estratégias de educação continuada, criando perspectivas de profissionalizar e atualizar o estudante cidadão, justificada no fato de nossa região possuir várias empresas que necessitam profissionais capacitados nessa área, e também da possibilidade de atuar como profissional autônomo.
    Este curso na modalidade de Educação Profissional, está fundamentado nas bases legais e nos princípios norteadores da educação brasileira, explicitados na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – Lei nº 9.394/96 e no conjunto de leis, decretos, pareceres e referências curriculares que normatizam a Educação Profissional no sistema educacional brasileiro.
    Estão presentes também, como marco orientador desta proposta, as decisões institucionais do CEPSC e na compreensão da educação como uma prática social, os quais se materializam na função social de promover educação científico-tecnológica-humanística, visando à formação do profissional cidadão crítico reflexivo, competente técnica e eticamente, comprometido com as transformações sociais, políticas e culturais em condições de atuar no mundo de trabalho na perspectiva da edificação de uma sociedade mais justa e igualitária, através da formação de trabalhadores; da educação profissional; e da formação e na construção, reconstrução e transmissão do conhecimento.
    O grande desafio a ser enfrentado na busca de cumprir essa função, é o de formar profissionais que sejam capazes de lidar com a rapidez da produção dos conhecimentos científicos e tecnológicos, e de sua transferência e aplicação na sociedade em geral e no mundo do trabalho, em particular. Por sua vez, no que concerne ao CEPSC em formar parcerias com o governo estadual, municipal, entidades da sociedade civil organizada, ONG, e empresas privadas caracterizam-se como estratégia extremamente salutar à contribuição social em prol de pessoas que estão à em busca de uma formação profissional para melhorar a sua condição na sociedade, ou em busca de melhoria de vida, pela capacitação profissional.
    O Curso de Massoterapia – CEPSC é um projeto de curso profissionalizante articulado às séries do Ensino Fundamental e Médio, sendo também disponibilizado a profissionais já graduados nas áreas de saúde que desejam expandir seus conhecimentos e atuação nesta atividade.
    Visando por um lado, contribuir e responder às demandas por profissionais que atendam à necessidade do mundo do trabalho emergente no Estado e contribuindo, substancialmente, para a qualidade dos serviços oferecidos em nossa região, por entender que contribuirá para a elevação da qualidade dos serviços prestados à população nesta área da atividade econômica, assim como o desenvolvimento humano dessa camada da população a partir da qualificação para o trabalho.
    A profissão de Massoterapeuta ou Massagista foi regulamentada pela Lei Federal 3.968 publicado no Diário Oficial da União em 06 de outubro de 1961.
    O caminho para satisfazer a referida lei, passa obrigatoriamente, pelo incentivo ao treinamento e capacitação adequados da mão de obra humana interessada, de forma a garantir a segurança dos profissionais e de todos os atingidos por suas intervenções.
    A atuação da Massagem se dá no campo da Estética, do Desporto, da Prevenção e da Terapêutica. Os conceitos científicos estão embasados nos efeitos fisiológicos das técnicas da Massoterapia.


     

Atendimento

Seg à Sex

07:30 - 12:00    14:00 - 17:00

Sábado

08:00 - 12:00