Sobre o Curso

A massoterapia consiste no tratamento através de massagens manuais, que podem ser aplicadas no corpo todo ou em áreas específicas. É um recurso terapêutico que emprega as técnicas de manipulação corporal (massagens) com finalidade terapêutica de recuperação e reabilitação, alívio das tensões musculares (relaxante) e do estresse, além de promover o equilíbrio geral do organismo. Auxilia na melhora da flexibilidade e da circulação sanguinea, auxiliando assim na conquista do bem estar e qualidade de vida.

A massoterapia não é uma massagem simples ou comum, mas sim realizada por um profissional qualificado, o massoterapeuta, que diagnostica os problemas que serão tratados através de um conjunto de técnicas especializadas, de acordo com as necessidades de seus clientes.

A profissão de Massoterapeuta ou Massagista foi regulamentada pela Lei Federal 3.968 publicado no Diário Oficial da União em 06 de outubro de 1961.

 A atuação da Massagem se dá no campo da Estética, do Desporto, da Prevenção e da Terapêutica. Os conceitos científicos estão embasados nos efeitos fisiológicos das técnicas da Massoterapia.

EM BREVE NOVA TURMA

Requisitos

  • Investimento

    O investimento é de R$ 6.020,0000 que podem ser parcelados em até 14 vezes sem juros de R$ 430,00. Desconto de 10% para alunos e ex-alunos e para pagamento à vista.
    - O material didático impresso, incluso no valor.
    - O material prático está incluso no valor.
     
  • DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

    Necessário cópia dos seguintes documentos:

    • Histórico Escolar ou Certificado de conclusão do ensino fundamental II, ensino médio, ou equivalente, e/ou certificado de cursos na área da saúde.
    • Certidão de Casamento - (somente para mulheres caso tenha alteração em sobrenome)
    • Carteira de Identidade (RG)
    • CPF
    • Comprovante de residência - Conta de água, luz ou telefone.
    • 01 foto 3x4 recente
    • Carteira de vacinação
    1. As inscrições encerrar-se-ão quando completados o número máximo de vagas;
    2. O CEPSC se reserva o direito de alterar, transferir, adiar ou cancelar o Curso, caso não seja alcançado o número mínimo de alunos;
    3. O valor da matrícula só será devolvido, no caso de NÃO realização do curso;
    4. A devolução do dinheiro, quando concedida, terá um prazo mínimo de 15 (quinze) dias úteis para sua efetiva realização;
    5. NÃO serão aceitas desistência há menos de 15 dias do início do curso, ficando o aluno com crédito para outro evento;
    6. O aluno inscrito, deve telefonar 4 dias antes do início do curso, para confirmar a realização do mesmo;
    7. NÃO é de responsabilidade do CEPSC, o ressarcimento de qualquer ônus (exemplo: compra de bilhete aéreo ou qualquer tipo de despesa de deslocamento, "no show" em Hotéis ou assemelhados), feito pelo aluno, decorrente dos ítens imediatamente anteriores.   
    8. O aluno deverá entregar o contrato assinado em até 24 horas após o início do curso, caso não o faça, terá sua matrícula cancelada.
  • CARGA HORÁRIA

    Curso Noturno - Somente em Cascavel: Com duração de 10 meses, e aula duas vezes (noites) por semana, às segundas e quartas-feiras.
    Horário:  das 19:00 às 22:45
    Carga horária total: 360 horas 

  • DISCIPLINAS

    1. Fisiologia humana: Células, tecidos, sistema circulatório sanguíneo e linfático, digestório, respiratório, endócrino, etc.
    2. Anatomia humana: Ossos, articulações, ligamentos, músculos,  sistema nervoso central e periférico, etc.
    3. Patologia Geral e Específica;
    4. Introdução às técnicas Massoterápicas (Massagem Manual). Abordagem de todas as técnicas que serão utilizadas no decorrer do curso;
    5. Massagem terapêutica relaxante. Métodos de massagem que estimulam diretamente os mecanismos reflexos das funções somáticas. Com frequência, o SNA e o sistema endócrino são influenciados por ação reflexa secundária, em resposta as mudanças homeostáticas causadas por estimulação somática durante a massagem. O resultado específico depende da comunicação precisa com o receptor sensório somático;
    6. Massagem terapêutica estimulante;
    7. Técnica de Drenagem linfática facial, fisiopatologias e as técnicas de DLM segundo Leduc e Vodder;
    8. Técnica de Drenagem linfática corporal, fisiopatologias e as técnicas de DLM segundo Leduc e Vodder;
    9. Técnicas massoterápicas com ênfase em modeladora;
    10. Técnicas de massagem estética corporal (Massagem Modeladora).
    11. Testes ortopédicos, neurológicos e funções musculares;
    12. Técnicas de massagem de reabilitação física: cabeça, face e pescoço. Procedimentos para tratamento de cefaleias, torcicolos, disfunção da articulação temporomandibular (ATM), etc.
    13. Ombro e tórax. Procedimentos para tratamento de fibromialgias, tendinites do bíceps, do supraespinhoso, bursite subacromial e subdeltoidiana, capsulite adesiva do ombro, entre outros protocolos de tratamentos.
    14. Membros superiores, coluna torácica, lombar e abdome: síndrome do túnel do carpo (STC), síndrome do desfiladeiro torácico (SDT), tenossinovites ocupacionais, epicondilite lateral (tennis elbow), epicondilite medial, toracoalgias, lombalgias, sacralgias, espasmos musculares, etc.
    15. Membros inferiores e pelve: tratamentos relacionados à bursite troncantérica, bursite isquiática, neurite, síndrome do piriforme (ciatalgia), tendinite poplítea, fasceíte plantar, entorse de tornozelo, entre ouros protocolos.
    16. Quick Massage (Massagem Laboral);
    17. Técnicas de massagem com bambu e massagem geotermal (pedras quentes e frias);
    18. Técnicas de massagem desportiva, crioterapia e termoterapia.
  • OBJETIVOS

    Capacitar profissionais para a aplicação de técnicas de manipulação manual dos tecidos moles do corpo (músculos, tendões), aplicações de recursos térmicos e técnicas como vibrações, percussões, tapotagem, pinçamentos entre outras técnicas aplicáveis.

    Oferecer conhecimentos técnicos e habilidades necessárias na área de saúde complementar para atuar na profissão de Massoterapia. A principal finalidade é promover a formação de profissionais qualificados e habilitados para exercer a massoterapia através de um conjunto de técnicas especializadas, para obter resultados satisfatórios, oferecendo tratamentos naturais e qualidade de vida aos seus clientes. Através do curso de massoterapia, o profissional poderá desempenhar uma atividade extremamente agradável e lucrativa.

  • CAMPO ATUAÇÃO

    Na atualidade, é crescente a procura dos serviços de massoterapia, sobretudo em virtude da sua eficácia no tratamento de: dores crônicas, LER ou DORT, gordura localizada, celulite, distúrbios relacionados ao estresse cotidiano, depressão e etc.

    O mercado de trabalho do massoterapeuta, portanto, está cada vez mais amplo. O curso possibilita ao aluno trabalhar na profissão de Massoterapeuta em diferentes tipos de estabelecimentos públicos ou privados, como profissional autônomo em: Clínicas, Spas, Academias de Ginástica, Salões de Beleza, Casas de Repouso, Clubes Esportivos e Centros de Reabilitação Física, Empresas, navios (cruzeiros).

  • PÚBLICO ALVO

    Este curso é direcionado aos profissionais e estudantes da área da saúde ou aqueles interessados em ampliar seus conhecimentos e ingressar neste amplo mercado. As pessoas interessadas na melhora da qualidade de vida, crescimento pessoal e profissional.

  • CERTIFICAÇÃO

    QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
    O curso de Massoterapia atende às exigências da região, onde a Educação Profissional, além de se manter articulada com o ensino regular, deverá proporcionar diferentes estratégias de educação continuada, criando perspectivas de profissionalizar e atualizar o estudante cidadão, justificada no fato de nossa região possuir várias empresas que necessitam profissionais capacitados nessa área, e também da possibilidade de atuar como profissional autônomo.
    Este curso na modalidade de Educação Profissional, está fundamentado nas bases legais e nos princípios norteadores da educação brasileira, explicitados na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – Lei nº 9.394/96 e no conjunto de leis, decretos, pareceres e referências curriculares que normatizam a Educação Profissional no sistema educacional brasileiro.
    Estão presentes também, como marco orientador desta proposta, as decisões institucionais do CEPSC e na compreensão da educação como uma prática social, os quais se materializam na função social de promover educação científico-tecnológica-humanística, visando à formação do profissional cidadão crítico reflexivo, competente técnica e eticamente, comprometido com as transformações sociais, políticas e culturais em condições de atuar no mundo de trabalho na perspectiva da edificação de uma sociedade mais justa e igualitária, através da formação de trabalhadores; da educação profissional; e da formação e na construção, reconstrução e transmissão do conhecimento.
    O grande desafio a ser enfrentado na busca de cumprir essa função, é o de formar profissionais que sejam capazes de lidar com a rapidez da produção dos conhecimentos científicos e tecnológicos, e de sua transferência e aplicação na sociedade em geral e no mundo do trabalho, em particular. Por sua vez, no que concerne ao CEPSC em formar parcerias com o governo estadual, municipal, entidades da sociedade civil organizada, ONG, e empresas privadas caracterizam-se como estratégia extremamente salutar à contribuição social em prol de pessoas que estão em busca de uma formação profissional para melhorar a sua condição na sociedade, ou em busca de melhoria de vida, pela capacitação profissional.
    O Curso de Massoterapia – CEPSC é um projeto de curso profissionalizante articulado às séries do Ensino Fundamental e Médio, sendo também disponibilizado a profissionais já graduados nas áreas de saúde que desejam expandir seus conhecimentos e atuação nesta atividade.
    Visando por um lado, contribuir e responder às demandas por profissionais que atendam à necessidade do mundo do trabalho emergente no Estado e contribuindo, substancialmente, para a qualidade dos serviços oferecidos em nossa região, por entender que contribuirá para a elevação da qualidade dos serviços prestados à população nesta área da atividade econômica, assim como o desenvolvimento humano dessa camada da população a partir da qualificação para o trabalho.
    A profissão de Massoterapeuta ou Massagista foi regulamentada pela Lei Federal 3.968 publicado no Diário Oficial da União em 06 de outubro de 1961.
    O caminho para satisfazer a referida lei, passa obrigatoriamente, pelo incentivo ao treinamento e capacitação adequados da mão de obra humana interessada, de forma a garantir a segurança dos profissionais e de todos os atingidos por suas intervenções.
    A atuação da Massagem se dá no campo da Estética, do Desporto, da Prevenção e da Terapêutica. Os conceitos científicos estão embasados nos efeitos fisiológicos das técnicas da Massoterapia.

  • CORPO DOCENTE

    Prof. Esp. Carlos V. Pukaleski
    Graduado em Educação Física CREF 7133-G/PR – Centro Universitário FAG
    Graduando em Fisioterapia – Centro Universitário FAG

    Graduando em Direito – Centro Universitário FAG
    Pós-graduado em Acupuntura – Faculdade Estadual Jacarezinho
    Pós-graduado em Pilates – Faculdade Unyleya
    Artigos Publicados:
    -“A Influência da Atividade Física Aeróbica no Controle dos Níveis de Glicemia em Indivíduos Diabéticos do Tipo II.” 2004
    - “Aplicação de Neuroestimulação Elétrica Transcutânea (TENS) como Técnica de Analgesia Durante Fisioterapia Pós-Cirúrgica em Pacientes com Artroplastia Total de Quadril.” 2009
    Formação:
    Quiropraxia – IBRAQUI - Método Matheus de Souza
    Massoterapia – Centro de Aprendizagem Professor Rochedo – Santa Maria/RS
    Koryo Sooji Chin – Faculdade de Ciências da Saúde de Joinville/SC
    Avaliação Física, Funcional e Genética – Unilogos Intelligence Educational – USA
    Shiatsu – Mestre Hisayuki Yasui - Hakodate, Japão
    Kinesio Taping - Bandagem Elástica Funcional – Dr. Kenzo Kase - Tóquio/Japão
    Curso de Formação em Manipulação Instrumental dos Tecidos Moles – Gustavo Pilon
    Personal Training – UEL – Artur Monteiro/Dilma Pinto Guedes/Abdallah Achou Junior
    Personal Training no Atendimento a Pessoa com Deficiência – Dr. Stélio Henrique Dantas
    Personal Training – Professor José Carlos Gallo
    Lesão e Reabilitação Esportiva - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria/RS
    Tratamento de Lesões Traumáticas nos Esportes - Associação Desportiva da Universidade Federal de Santa Maria/RS
    Ginástica Localizada - UFSM - Universidade Federal de Santa Maria/RS
    Hidroginástica – UFSM - Universidade Federal de Santa Maria/RS
    Musicoterapia - Associação Desportiva da Universidade Federal de Santa Maria/RS
    Musicoterapia – SENAC – Santa Maria/RS
    Curso de Arbitragem em Natação – Federação de Desportos Aquáticos do Paraná
    Curso de Estética Facial e Corporal – Nova Derme – Santa Maria/RS
    Curso de Acupuntura Auricular – Centro Internacional de Terapias Alternativas
    L.E.R – Lesões por Esforços Repetitivos – UNIOESTE
    Curso de Fisioterapia Ortopédica – UEL – Dr. João Henrique Faryniuk
    Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos – Federação Internacional de Educação Física
    Flexibilidade, Alongamento e Relaxamento – FACIPAL – Faculdades Integradas de Palmas
    Massagem Anti-stress - FACIPAL – Faculdades Integradas de Palmas
    Fisioterapia Escolar E Desportiva - FACIPAL – Faculdades Integradas de Palmas
    Diagnóstico por Imagem para Fisioterapeutas – Dr José dos Santos Lima – Centro de Estudos Fisioclínica
    Reabilitação Cardíaca – da UTI à Fase Ambulatorial – Dr Michel Jorge Cecílio - Centro de Estudos Fisioclínica
    Fisioterapias nas Lombalgias e Lombociatalgias – Dr Afonso Shiguemi Salgado
    RPG – Cadeias Musculares na Reorganização Postural – Dr. Mauro Pedroni Júnior
    Medicina Ortopédica de Cyriax – Escola de Terapia Manual Postural
    Avaliação e Interpretação Através do Método Cyriax – Centro Universitário FAG/Cascavel-PR
    Intervenções fisioterapêuticas nas Disfunções de ATM - Centro Universitário FAG/Cascavel-PR
    Curso de Biofotogrametria Computadorizada – Análise Postural – Professora Dra Janaina Aparecida Carneiro de Melo
    Flexibilidade e Alongamento na Saúde e na Doença – Dr Afonso Shiguemi Salgado/Professor Dr. Abdallah Achour Junior/Inélia Garcia Kolyniack
    Curso de Yoga – Associação Desportiva da Universidade Federal de Santa Maria/RS

    Prof. Esp. Dra. Karine P. D. Gaffuri
    Fisioterapeuta - Crefito 8/75191-F
    Doula
    Pós-Graduada em Acupuntura
    Formações: Shiatsuterapia, Thai Yoga Massage, Massoterapia, Ventosaterapia, Reprogramação Biológica, Florais.

    Prof. Esp. Dra Camila Liborio Rodrigues
    Fisioterapeuta - Crefito 8: 162282
    Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Assis Gurgacz;
    Pós Graduada em Ortopedia e traumatologia pela Unioeste;
    Pós Graduada em Acupuntura pela ABA (Associação Brasileira de Acupuntura);
    Formações:
    Curso de IsoStretching com os criadores do método- Bernard e Rose Redondo;
    Curso de Kinesiotape pela Inspirar;
    Cursos de Pilates: Básico e Avançado em aparelhos e solo com professora Silvana Jungues;
    Curso de WaterPilates com Marcelo Roque

    Prof. Esp. Dra. Gislainy Silva Luiz
    Fisioterapeuta - Crefito 6797 LTT-F
    Pós-Graduada em Dermatofuncional;
    Pós - graduada em Dermo-Estética, pela Faculdade Unipar (2012)
    Pós-Graduanda em Cosmetologia Clinica, com Ênfase em Tratamento de Pele.
    Formações: Estética Facial e Corporal e Pilates.
    Curso de Formação de Pilates, estúdio, solo e bola (básico), pela Escola Brasileira de Pilates (2011).
    Pilates internacional - Saúde, bem estar e fitness ( Pilates Clinico), pelo Instituto Internacional "APPI - THE AUSTRALIAN PHYSIOTHERAPY AND PILATES INSTITUTE- INGLATERRA" (2012).
    Pilates saúde da mulher (gestantes e idosos), pelo Instituto Internacional "APPI - THE AUSTRALIAN PHYSIOTHERAPY AND PILATES INSTITUTE- INGLATERRA" (2012).

    Inst. Patricia Almada Antunes
    Graduando em Pedagogia

    Formações: Massoterapia, Auriculoterapia, Quiropraxia, Acupuntura,
    Reflexologia, Estética Corporal e Facial.

Atendimento

Seg à Sex

07:30 - 12:00    14:00 - 17:00

Sábado

08:00 - 12:00